quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CUIDADO BÁSICO COM SEU CÃO




O cão é um animal de companhia por excelência, sendo mesmo considerado o melhor amigo do Homem.

Agora que acabou de adquirir um cachorro é importante conhecer o seu novo animal e estabelecer desde logo uma conduta correcta.

O cachorro necessita sempre de alguns dias para se adaptar, sendo necessário deixá-lo explorar o seu novo ambiente. Dar atenção e carinho diminui o stress, mas sem exagerar.

Seja paciente, que aos poucos ele aprende as regras da casa.

O cachorro deve ter o seu próprio espaço: um local calmo e seco com uma cama, recipientes para água e comida, fáceis de lavar e difíceis de destruir (inox) e alguns brinquedos.

A hora das refeições é um momento muito importante.

As refeições devem ter horários certos, dependendo o seu número da idade e tipo de cão. Não deixe o alimento sempre à disposição. Uma refeição não deve demorar mais de 15 minutos, se ele não comer guarde a comida e dê-lha na refeição seguinte.

Se o cachorro tiver feito o desmame antes do tempo (menos de 1 mês de idade) devemos alimentá-lo com leite de substituição apropriado.

Depois do desmame, a alimentação deve ser sempre constituída por alimento seco, adaptado ao tamanho, idade e actividade do animal. A quantidade diária vem sempre referida nas embalagens.

Deixar sempre água à disposição.

O pêlo deve estar sempre liso e brilhante. A escovagem deve ser realizada regularmente para remover os pêlos mortos. Algumas raças exigem um cuidado diário.

Não deve submeter o seu cachorro ao banho nem a outras situações de stress sem indicação do seu médico veterinário.

Quando necessário, o banho deve ser dado com água morna e champôs de qualidade superior. Depois do banho convém secá-lo muito bem, se possível com um secador. O número de banhos a tomar depende do tipo de pêlo, actividade e alojamento do seu cão.

Os olhos devem ser brilhantes e livres de corrimentos. A sua limpeza deve ser diária com uma solução oftalmológica adequada.

Os ouvidos devem estar sempre limpos. Não deve utilizar cotonetes, álcool ou água oxigenada, mas sim produtos de limpeza próprios que se colocam no canal auditivo, retirando o seu excesso com uma compressa de gaze. A frequência das limpezas deve ser no mínimo semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário